• Vender sem ter estoque é possível? Conheça o Dropshipping

Vender sem ter estoque é possível? Conheça o Dropshipping

Quem já acompanha o mercado digital a mais tempo talvez já tenha ouvido falar em Dropshipping.

O Dropshipping é um método de gerenciamento da cadeia de suprimentos que foi criada nos EUA desde 2006 e que ganhou uma maior proporção em 2007 através dos produtos chineses que entraram com força total no mercado.

O Dropshipping permite que você tenha mais produtos sem que você precise ter o produto fisicamente no seu estoque.


Como funciona

Para explicar o processo, imagine 3 personagens principais para esse negócio funcionar: o fornecedor, o revendedor e o cliente final.

O Fornecedor

O fornecedor basicamente é o fabricante de produto que geralmente faz sua venda em atacado e que sofre com uma margem apertada, custos altos da produção e por muitas vezes fica com o estoque encalhado quando não consegue vender.

Esse fornecedor, que decide entrar nesse ecossistema, agora pulveriza seu estoque em diversos revendedores que estão dispostos a vender o produto da fábrica.

Através desse processo, a fábrica tem uma margem mais interessante na venda da unidade do produto, ficando responsável pela entrega do produto para o consumidor final.

O Revendedor

Revendedor é o lojista de varejo que investe em divulgação da marca e dos produtos da sua loja para atrair cada vez mais clientes. Na cadeia de dropshipping, esse varejista não vai precisar comprar o estoque da fábrica, possibilitando uma maior variedade de produtos disponíveis para o seu cliente.

O revendedor também não precisa se preocupar em fazer a entrega dos produtos nem emitir nota fiscal. Todo esse processo será feito pelo fornecedor. O lojista se torna apenas um intermediador dessa operação, fazendo chegar ao máximo de pessoas o produto daquele fornecedor da cadeia.

O Cliente Final

Para completar esse ecossistema, toda essa cadeia só funciona porque tem alguém disposto a pagar pelo produto que está sendo disponibilizado.

Pela simplicidade do negócio para o varejista, o cliente final agora tem uma gama enorme de produtos para escolher. Isso é fantástico!

Assim que o cliente faz a compra, o lojista recebe a informação que um pedido foi aprovado e encaminha os dados do cliente final para o fornecedor. Tendo o fornecedor recebido o pedido da loja, dá andamento ao processo de preparação do pedido e envio do produto para a casa do cliente final. O cliente final acompanha o pedido que será entregue por um operador logístico.


Benefícios

Para quem quer começar a empreender, esse negócio é um dos interessantes por 3 motivos:

Baixo investimento inicial

Geralmente o estoque se torna um dos maiores custos de quem quer iniciar um negócio de varejo. Nesse modelo de dropshipping, o lojista não vai precisar comprar o estoque do fornecedor, podendo com isso, podendo investir todos os seus recursos (dinheiro e tempo) na captação de clientes.

Fácil de iniciar

Basta o varejista ter os contatos de bons fornecedores para ter a sua disposição milhares de produtos. Seu trabalho inicial será configurar sua loja virtual e cadastrar os produtos dos fornecedores. Em pouco tempo seu negócio já estará no ar disponível para começar a vender.

Volume e variedade de estoque

Como foi citado no tópico anterior, você terá a sua disposição milhares de produtos de fornecedores diversos. Isso pode ser um grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Encontre os fornecedores certos que seu negócio estará num bom caminho.


Riscos

Assim, como tudo não são flores, existem os riscos dessa operação e eu preciso te alertar para isso. Também separei alguns pontos para comentar um pouco mais sobre cada um.

Falta de estoque

Esse é um risco eminente se você não selecionou da forma certa o seu fornecedor. Tenha muito cuidado na escolha do seu parceiro para que o seu negócio não afunde no curto prazo. Tente manter um relacionamento próximo com cada fornecedor e fique atento aos pequenos detalhes.

Tempo de entrega

Dependendo de onde está localizado o seu fornecedor e de onde a compra foi feita, o tempo de entrega pode se tornar uma dor de cabeça pra você. Durante o seu planejamento, tente mapear os fornecedores que estão localizados mais perto do seu público alvo. Se você atua no Sudeste e seu fornecedor está no Nordeste, saiba que o preço do frete e o tempo de entrega será uma barreira para o seu cliente efetuar a compra.

Margem de lucro

Esse assunto é de extrema importância para a sustentabilidade do seu negócio. Você precisa ter o controle total dos seus custos de aquisição de clientes para identificar a sua margem ideal. Apesar de todos os benefícios citados acima, sua margem cai bastante em relação à comprar o estoque em atacado e revender. Essas são as regras do jogo!

Falhas do fornecedor

Todo negócio poderá passar por alguma falha no processo e você precisa estar atento. Vai acontecer em algum momento onde o fornecedor envia um produto com avaria, ou um produto errado, ou seja o que for o problema. Nessa situação, você vai precisar fazer contato com o cliente final e achar uma forma de compensar o ocorrido, assim como o fornecedor será responsabilizado pela sua falha.

Depois desse banho de água fria que eu dei apresentando todos esses riscos, você deve está pensando em desistir de iniciar o seu negócio de DropShipping.

E se eu te dissesse que existe uma plataforma de Dropshipping Nacional onde você tivesse a segurança de que seu fornecedor tem o estoque daqueles produtos que você está colocando através de uma integração da sua loja virtual com o estoque da fábrica. Se você pudesse acompanhar todo o processo do pedido do seu cliente para saber em tempo real em que estágio ou localização está o produto. E se você tivesse um painel financeiro detalhado onde você saberia qual a sua margem de lucro aproximada em cada venda.

Enfim, essas e outras funcionalidades você vai poder encontrar nas lojas das Executivas Digitais e Executivas Digitais PRO (compare os planos).

Conheça todos os recursos da nossa loja e monte a sua no mesmo dia!

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