• Trabalhar com loja virtual é fácil?

Trabalhar com loja virtual é fácil?

Eu tenho a impressão que todo mundo tem uma visão distorcida sobre trabalhar com a internet.


O Brasileiro vive nessa busca incansável pela oportunidade perfeita: baixo investimento, pouco trabalho e muito retorno. Essa fórmula mágica não existe!


E se tratando de internet, você tem a possibilidade de trabalhar apenas com um computador e uma conexão de internet, isso parece fantástico. Agora eu tenho a possibilidade de trabalhar de onde eu quiser, quando eu quiser, na hora que eu quiser. (kkk também não é bem assim)


Quando a gente fala de comércio eletrônico, existem alguns pontos que eu preciso te explicar.


Toda venda online acontece em uma plataforma tecnológica integrada a um meio de pagamento digital que precisa ser alimentada com as informações sobre o produto, divulgada em algum canal físico ou digital. Após a compra, o produto precisa ser enviado ao cliente e o ciclo se fecha.


Para tudo isso acontecer, uma série de profissionais e fornecedores são necessários, muitas ferramentas e habilidades técnicas para tudo isso funcionar corretamente e, no melhor dos cenários, você ter um retorno financeiro nessa operação.


Eu poderia descrever aqui todos os desafios de operacionalizar uma loja virtual, mas eu vou concentrar em 4 pontos que são os pilares de um e-commerce: Tecnologia, finanças/tributação, marketing/vendas e logística.

Desafios tecnológicos

O empreendedor terá que escolher uma plataforma para cadastrar o seu produto e iniciar suas vendas. É de extrema importância que você estude o funcionamento da plataforma analisando todos os recursos disponíveis. Geralmente você não precisa saber de tecnologia para fazer a configuração a sua loja. Normalmente o que você precisa fazer é cadastrar produtos e configurar o layout da sua loja com sua logo e banners.


Toda parte tecnológica fica a cargo do seu fornecedor da plataforma. É ele que tem que se preocupar com programação, manutenção e desenvolvimento das funcionalidades da sua loja virtual. Existem diversas opções no mercado para todos os gostos e bolsos. Se você for um pequeno lojista varejista, conheça o Vendaecia Express.

Desafios financeiros

Todo negócio tem uma composição de custos, e na internet não é diferente. Você pode até economizar com estrutura física no início mas terá que investir muito mais em marketing para atingir o seu público alvo na internet. Tudo isso vai impactar o preço final do seu produto e é de suma importância você ter uma operação lucrativa desde o início. Veja como fazer a precificação de produtos da forma correta.


O pensamento comum é que produtos na internet são mais baratos que na loja física. Assim como o frete grátis, esse pensamento é uma doença que corrói toda margem de lucro de uma loja online. Você precisa pensar em diferenciais competitivos para poder cobrar um valor que mantenha a sua empresa lucrativa e sustentável.

Desafios de marketing e vendas

Nesse mercado digital não existem barreiras geográficas, mas nem por isso você vai vender pro Brasil inteiro! Depende muito do tipo de produto, concorrência, diferenciais da marca, dentre muitos outros fatores. Se você for pequeno, o ideal é atender o mercado local. Você precisa ter muito claro que é o seu público alvo.


Depois que você tiver clareza de quem é o seu cliente ideal, você vai identificar quais canais de comunicação se torna mais eficiente e tenha o melhor custo x benefício x tempo. Dentre ações de marketing, você tem que entender como vai levar pessoas para dentro do seu site. Algumas coisas que você pode fazer são: divulgar seus produtos nas redes sociais, fazer anúncios em mídias online e offline, se comunicar via whatsapp/email/telefone com seus clientes, fazer parcerias com influenciadores digitais, etc.


Se você fizer tudo certo, seu site terá muitas visitas e agora é a hora de pensar na conversão.


Sua missão é converter um visitante em um comprador. Infelizmente nem todo mundo que visita a sua loja estará preparada para comprar naquele momento. Nesse momento você terá uma taxa de conversão de visitantes / clientes. Todo resultado da sua loja vai depender de quantas pessoas preparadas para comprar você levou até a sua loja.


Analisando esse ciclo, você consegue identificar alguns pontos de melhorias nas etapas do processo e fazendo as alterações necessárias.


Falar de marketing e vendas é um universo gigantesco. Mas se você fizer algumas ações básicas, você já começa a colher os resultados.

Desafios logísticos

Em se tratando de um país de dimensões continentais, vender para o outro lado do país se torna algo complexo. Um dos grandes problemas é o tempo de entrega. Quem é ansioso assim como eu, não consegue esperar 7 ou 12 dias para chegar em casa. Vivemos em um mundo de imediatismo onde tudo é para ontem. Se o seu produto é algo único, escasso no mercado, as pessoas não irão se importar tanto com o tempo.


Outro grande problema que podemos perceber é o valor do frete. Às vezes o valor do frete é bem maior que o produto que está sendo vendido. Por isso que definir um público alvo local é mais interessante no início para encantar o cliente com ações de frete grátis para determinada região e entrega express em algumas horas.


Encarar esses desafios nunca foi fácil, mas existe uma forma de simplificar todo esse negócio através das Executivas Digitais.


Quando se trata de tecnologia e plataforma, nós entregamos uma loja virtual simplificada em todos os aspectos para que você monte em alguns minutos e já possa estar fazendo suas vendas dos produtos da nossa rede de Dropshipping Nacional.


Como você não precisa comprar o estoque, seu risco de quebrar é muito baixo. Você não depende de comprar os produtos de atacadistas ou fábricas, já está tudo lá na plataforma. Nela você escolhe quais produtos vai querer trabalhar e ainda você tem liberdade para precificar e escolher quanto quer ganhar em cada produto.


A sua única preocupação será em como vai levar visitas para o site ou mesmo vender de forma offline para pessoas próximas através do seu smartphone.


Já a questão logística, quem se responsabiliza pela entrega é o fornecedor que recebe o pedido no seu painel e faz todo o processo de envio do produto para o seu cliente. Você pode acompanhar pelo código de rastreio dos correios onde o produto está.


Como você pode ver, com a Executivas Digitais você pode ter um negócio online sem ter muito conhecimento específico.


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