• Você não consegue abraçar o mundo todo de uma vez só

Você não consegue abraçar o mundo todo de uma vez só

Você já reparou que a nossa vida é feita de decisões? todos os dias temos que tomar várias decisões e algumas são mais importantes que outras. Algumas nos levam a lugares nunca experimentado anteriormente.


Sempre que escolhemos algo, estamos deixando para trás muitas outras coisas que poderiam ser até melhores, mas você já tomou sua decisão.


Uma das principais decisões que você precisa tomar antes de abrir a sua loja online é saber para quem você vai vender e o que você vai vender.


Não sei se você percebeu, mas eu coloquei o “para quem” na frente do “o que” você vai vender. “Para quem” é sempre mais importante em qualquer negócio. Quando você decide sobre quem vai ser o seu público alvo, você tem uma infinidade de opções de produtos e serviços para vender pra ele. Quando você entende com profundidade as necessidades do seu público alvo, você tem uma mina de ouro nas mãos.


O que eu tenho percebido ultimamente é que as pessoas querem vender tudo pra todo mundo. Se tratando de loja online, eles querem vender todo o tipo de produto para quem quiser comprar. Mas não é assim que funciona esse negócio.


Vamos começar falando do conceito de nicho de mercado. Segundo (KOTLER, 1998, p. 226) “Nicho é um grupo mais restrito de compradores, tipicamente um pequeno mercado cujas necessidades não estão sendo bem atendidas“. Quando você entra num mercado de massa, as chances de ter um concorrente que tem uma característica melhor que você são altas. Quando você entra num mercado de nicho isso é mais raro.


Se você é especialista em calçado feminino de luxo, por exemplo, o número de concorrentes é muito menor do que vender calçados no geral, isso impacta diretamente no seu custo de aquisição de clientes e sua margem de lucro.


Quando você sabe exatamente quem é seu público alvo, você identifica facilmente quais são os canais de comunicação que você vai utilizar e qual será a mensagem que vai impactar esse futuro comprador.


Usando uma analogia muito simples, você deixa de usar uma metralhadora e começa a usar uma sniper. Na metralhadora você gasta muita bala sem acertar ninguém, no sniper, cada investimento é certeiro no público que você quer atingir, e isso impacta diretamente no seu custo de aquisição de cliente (CAC).


Sendo mais específico no seu  público alvo, você consegue identificar melhor as necessidades do seu cliente e agregar mais valor ao seu produto, fazendo com que tenha melhores margens de lucro.


Eu até entendo que sendo mais específico você diminui o tamanho do seu mercado e consequentemente seu número de vendas. Mas, se você for assertivo, você consegue uma margem melhor, encanta o seu cliente e consegue mais recomendações da sua marca.


Esse artigo serve mais como um alerta para você que pretende abrir sua loja virtual (ou já tem a sua  loja virtual das executivas digitais) na escolha dos produtos. Eu sei que você tem acesso a milhares de produtos, mas não precisa colocar todos na sua loja virtual de uma vez.


Faça como eu falei, defina um público alvo específico, entenda suas necessidades e selecione os produtos que vai ajudá-los  a resolver esses problemas. Feito isso, suas chances de ter sucesso nas vendas online podem aumentar, com certeza.


Se você ainda não sabe como montar uma loja virtual sem precisar ter estoque, clique aqui e descubra um modelo de negócio com investimento a partir de R$29,90 por mês com milhares de produtos a sua disposição.


Espero que esse conteúdo tenha sido esclarecedor em relação a sua escolha do nicho de mercado que você vai atuar. Nos próximos artigos falaremos mais sobre marketing, vendas, logística, finanças e tecnologia. Acompanhe as publicações do nosso blog sobre esse universo das vendas online.


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